terça-feira, 4 de novembro de 2014

10 bandas alternativas brasileiras que você precisa conhecer

E quem foi que disse que no Brasil não se fabrica mais música boa? É muito comum escutarmos críticas quanto à qualidade do cenário atual de música brasileira, principalmente comparando com as grandes referências do pop rock das décadas de 70 e 80, como Rita Lee com a banda Mutantes, Cazuza com Barão Vermelho e Renato Russo com Legião Urbana. Para prová-los o contrário, selecionei 10 bandas alternativas brasileiras que, recentemente, vêm crescendo nesse cenário e conquistando os ouvidos de muita gente. Confira:

1. Vanguart

Semáforo

Com nove discos já lançados, a banda Vanguart (de Cuiabá-MT) tem conquistado muitos fãs trazendo para a música brasileira elementos que vão desde o indie rock e do folk até o rock clássico. Além de "Semáforo", "Cachaça", "Nessa Cidade" e "Meu Sol" estão entre as músicas mais ouvidas da banda. Para ouvir sua discografia, clique aqui.


2. A Banda Mais Bonita da Cidade


Oração

Iniciada em 2009, A Banda Mais Bonita da Cidade, formada em Curitiba-PR, ganhou espaço no cenário musical brasileiro após a viralização do vídeo "Oração", que permitiu com que a banda gravasse o seu primeiro disco por meio da plataforma de crowfunding (sistema de financiamento coletivo). O grupo já possui três álbuns lançados que trazem uma mistura de indie rock com MPB. Se estiver afim de ouvir os álbuns da banda, clique aqui.



3. Los Porongas


Nada Além

A banda de Rio Branco Los Porongas, formada em 2003, veio para mostrar que o Acre existe sim e faz música boa. Com dois álbuns lançados, o grupo tem sido muito bem avaliado pelos críticos como uma das novas revelações do rock brasileiro, carregando influências do U2, Radiohead, The Beatles e de bandas nacionais, como Los Hermanos. Para baixar os álbuns da banda, clique aqui.


4. Porcas Borboletas


Tudo que eu tentei falhou

A banda Porcas Borboletas, que nasceu aqui em Uberlândia e já possui 15 anos de estrada, vem conquistando um espaço cada vez maior no cenário de música nacional. Incorporando diversas influências individuais ao rock, a banda já chegou a fazer apresentações internacionais e gravar a música tema do filme "Nome Próprio". Você pode baixar as músicas da banda, clicando aqui.


5. Apanhador Só


Bem-me-leve

A banda sulista Apanhador Só, que se iniciou em 2005, conquistou várias pessoas após o lançamento de seu EP "Embrulho Pra Levar". Em 2012, após recorrerem à plataforma de crowfunding, a banda conseguiu gravar o seu 2º álbum. Apanhador Só tem se destacado dentro da categoria do indie rock brasileiro, cujo som incluem diferentes objetos como talheres, ralador de queijo e aro de roda de bicicleta (como você pode ver no vídeo acima). Curtiu? Clique aqui para baixar a discografia da banda.




O Tempo

Iniciada em 1998 em Brasília, a banda Móveis Coloniais de Acaju lançou seu primeiro disco "Idem" em 2005 que, devido a boa aceitação do público, tiveram 2 mil discos comprados nos dez primeiros dias. O som da banda é caracterizado pelas influências do indie rock, do pós-punk, do rock de garagem e do ska, com uma pegada de música brasileira. Você pode ouvir os álbuns da banda clicando aqui.



Mundo de Ilusões

O Berço nasceu em 2010 na cidade de Patos de Minas-MG e tem conquistado o cenário de música brasileira após o lançamento do álbum "Alto do Vale". A banda traz em seu som um "quê" da música caipira e sertaneja brasileira que se mistura com elementos do folk e do rock. Para ouvir as músicas da banda mineira, clique aqui.





O Azar Me Consome

Formada em 2004, a banda The Baggios, de São Cristóvão-SE, possui três EPs e dois álbuns lançados, que garantiu com que o grupo recebesse vários prêmios e fosse definido pela crítica como uma das principais bandas de rock nacional. The Baggios traz para o cenário da música brasileira o melhor do rock e do blues e você pode curtir o som da banda clicando aqui.



Flor da Saudade

Com o fim de Cordel do Fogo Encantado em 2010, Clayton Barros constituiu uma nova formação que hoje representa Os Sertões. O primeiro disco da banda "A Idade dos Metais" foi lançado em 2013 e carrega o melhor do nordeste misturado com a sonoridade urbana do violão, da guitarra, do baixo, da bateria e do trombone. Para baixar os álbuns da banda, clique aqui.




Não trocaria um sorvete de flocos por você

E para fechar a lista com chave de ouro, a banda Soulstripper de Piracicaba, formada em 2004, conquistou muitos fãs com a música "Não trocaria um sorvete de flocos por você". O álbum "As garotas e todos os problemas que vêm com elas", lançado em 2009, traz o som do rock "de menino para menina" com uma pegada de pop rock. "A Ruiva" e "A Japonesa" também foram músicas que tem contribuído para o crescimento da banda dentro do cenário de música brasileira. Para escutar as músicas da banda, clique aqui.

Espero que tenham gostado do post. Se você não conhecer alguma banda desse top 10, ouça as músicas (clicando nos links) porque vale muito a pena. Até mais!

15 comentários:

  1. Gostei do blog Renata, muito bom. Vc trabalha com o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo, na verdade estou só aguardando o resultado do Mestrado em Adm. Se tudo der certo, serei mestranda hahaha.

      Excluir
    2. Legal... vai p a área acadêmica então. Em breve um doutorado, com certeza. Parabéns pela escolha.

      Excluir
    3. Obrigada :D
      Continue acompanhando o blog. Ele ainda está novo, mas logo logo vão surgir muitas coisas legais.

      Excluir
    4. Acompanho sim. Seu blog anterior não existe mais?

      Excluir
  2. Olá Renata Martins,

    jamais duvidei das condições do nosso país produzir boas músicas. Sabemos que temos história e podemos conquistar sempre os ouvidos aguçados. Curti sua seleção de bandas nacional aqui no Relicário dos Boêmios. Muito bom!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  3. muito bom, deu até uma nostalgia de umas bandas que acompanhei em um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Realmente, dá muita nostalgia. Infelizmente não são muitas pessoas que conhecem essas bandas, mas as músicas que esses caras fazem deviam ser nacionalmente e internacionalmente reconhecidas.

      Excluir
  4. Adorei o post. Seleção eclética e representativa do que a galera anda fazendo por aí
    E precisamos muito de música nova, de pessoas e de idéias novas...
    O rádio do meu carro morreu... de tédio...

    Valeu !

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Renata.
    Você parece estar bem inserida no meio alternativo.
    Eu componho e estou colocando minhas músicas nas redes sociais.
    Tem como você dar uma ouvida nessa música e dizer o que falta, na sua opinião?
    https://youtu.be/dK7XboXstrA

    ResponderExcluir

Web Analytics