sábado, 22 de novembro de 2014

Friends vs. How I Met Your Mother: quem vence essa batalha?

Hoje resolvi fazer um post totalmente diferente. Resolvi confrontar minhas duas séries de comédia preferidas: Friends vs. How I Met Your Mother. Clássico vs. Novo. Joey vs. Barney. Central Perk vs. McLaren's. E sabe o que é mais legal? Não há uma série que eu ame mais que a outra. Apesar de terem muitas semelhanças, vários aspectos das duas tramas são bem diferentes. Abaixo então realizarei uma batalha que nem eu mesma sei quem vencerá. Utilizarei 5 critérios (para não ter empate), vou escrevendo minha opinião com bases nesses tópicos e cada tópico será um "round". Estou curiosíssima para saber o resultado. Vamos lá?




Cuidado! Esse post contém spoilers. Se quiser saber o resultado, apenas pule para o final.

1. Trama

Confesso que é bastante difícil definir qual é a melhor trama, porque as duas séries possuem muitas semelhanças: ambas giram em torno dos acontecimentos vivenciados por um grupo de amigos. Algumas pessoas aqui irão afirmar que Friends ganha no quesito originalidade, alegando que How I Met Your Mother seria na verdade uma cópia. Sim, temos os casais ioiô Ross e Rachel (Friends) e Ted e Robin (HIMYM), temos os casais que são mais fixos na trama (destinados a viverem felizes para sempre) Chandler e Mônica (Friends) e Marshall e Lily (HIMYM), temos os solteirões e garanhões Joey Tribbiani (Friends) e Barney Stinson (HIMYM), sobrando apenas a Phoebe de Friends que não tem semelhança com nenhum outro personagem de How I Met Your Mother.

No entanto, o que diferencia as duas séries é o que esperamos do desenrolar dela. Em Friends, nossas maiores expectativas é sobre o futuro do Ross e da Rachel. Claro que durante o desenvolvimento de Friends nós somos conquistados pelos outros personagens (quem não ama o Joey, a Phoebe, a Mônica e o Chandler?). Por outro lado, em How I Met Your Mother, a expectativa gira em torno do próprio título da série. Quem é a mãe? Quem é a futura esposa do Ted? E durante toda a série, a gente vai buscando por pistas e acabamos realizando algumas deduções a respeito.

Além disso, How I Met Your Mother possui aquela jogada do flash back, do passado ao futuro e do futuro ao passado (enquanto que o passado na série é o nosso presente). Permitiu também uma abordagem de temas mais "pesados" (como os episódios da maconha dos sanduíches) e um maior número de piadas (como a aposta dos tapas, a Robin Sparkles, o livro de cantadas do Barney e muitos outros).

Dessa forma, nesse primeiro round, quem ganha no quesito "trama" é: How I Met Your Mother

Friends 0 x 1 How I Met Your Mother


2. Personagens

Juro que eu falo a verdade quando reunindo todos os personagens principais das duas séries, não há um só que eu ame mais do que outro. Por mais que os personagens possuam muitas semelhanças entre os dois seriados, cada um possui uma característica particular que os tornam únicos.

O que acontece, no entanto, é que em How I Met Your Mother, a nossa preferência por um personagem ou outro varia a medida que vão mudando as temporadas da série. Por exemplo, nas primeiras temporadas, o foco é o Ted. No entanto, mesmo o Ted sendo claramente o "personagem-coração" da trama, ele acaba perdendo espaço para o Barney nas outras temporadas e só no final retoma sua importância. Os papéis dos personagens vão se fortalecendo e enfraquecendo com o desenrolar da história.

Friends, no entanto, apesar da história se desenvolver com base no romance entre Ross e Rachel, todos os personagens possuem sua importância durante toda a série. Os seis são os "personagens-coração" da trama e é difícil definir uma preferência entre um e outro. 

Sendo assim, nesse segundo round, o vencedor no quesito "personagens" é: Friends

Friends 1 x 1 How I Met Your Mother


3. Central Perk x McLaren's

Central Perk é realmente um ícone e confesso que o meu sonho é visitar o café Central Perk inspirado em Friends que abriu em Nova York (clique aqui para conferir). E, assim como McLaren's, é talvez o cenário principal da trama (na verdade, chega a competir com o apartamento da Mônica). Quem nunca quis sentar naquele sofá (que aparece na abertura da série), pedir ao Gunther um café e assistir a Phoebe cantando Smelly Cat?

No entanto, vamos ser realistas. Você quer encontrar os seus amigos. Qual é o melhor lugar para ir? Para o bar, minha gente! Sim, é no bar que acontecem as melhores conversas, as melhores risadas, as melhores gafes e coisas inesperadas. Afinal, vocês preferem que o Gunther lhes tragam uma xícara de café ou que o Carl chegue com canecas de chopp?

Nesse caso, preciso concordar que McLaren's é o melhor lugar para que coisas inusitadas aconteçam na série (onde se passam: "você conhece Ted?" ou as aventuras do Ted bêbado). E o vencedor do 3º round é, então: How I Met Your Mother.

Friends 1 x 2 How I Met Your Mother


4. Censura de Idade

Que ambas são séries que se desenvolvem a partir de relacionamentos e conflitos adultos, isso é um fato. No entanto, a forma como os temas são abordados nas duas séries são bem diferentes. O comportamento dos personagens em Friends, se comparados com os personagens de How I Met Your Mother, é mais maduro. Temas como sexo, bebidas, cigarros e drogas são tratados de forma bastante discreta.

Em How I Met Your Mother, no entanto, esses temas são frequentemente abordados. Como eu havia dito anteriormente, o cenário principal é um bar. Então em praticamente todos episódios você vê os personagens bebendo e tratando de assuntos adultos mais abertamente.

Eu não acredito que tratar desses assuntos ou não faz a série ficar melhor ou pior. Consegui rir muito e me apaixonar por Friends tratando desses temas de forma mais moderada da mesma forma que consegui rir muito e me apaixonar por How I Met Your Mother, tratando sobre esses assuntos mais abertamente. No entanto, se for levar em consideração o humor universal, ganha essa rodada aquele que atinge um maior público, ou seja: Friends.

Friends 2 x 2 How I Met Your Mother

5. O final

Por fim, o último e decisivo round: o final das séries. Para quem assistiu todas as temporadas de Friends, sabe que o desenrolar dos acontecimentos foi bem de acordo com o esperado. Acredito que todos os fãs da série ficaram bastante contentes com o final, mas muito triste por ter acabado. Foi realmente baseado bem naquele "felizes para sempre" dos contos de fadas e que geralmente agrada o público. 

O final de How I Met Your Mother, no entanto, foi bastante polêmico e acabou dividindo os fãs entre aqueles que amaram e aqueles que odiaram a forma com se encerrou a série. Eu, particularmente, sou do time que amou o final. Surpreendeu minhas expectativas, porque era algo que eu realmente jamais esperava e que, mesmo assim, me agradou muito e representou um choque de realidade. Achei extremamente inteligente o final, porque você já via que foi planejado desde antes de ser lançada a série. Terminei de ver com aquele sentimento de "agora tudo fez sentido!".

No entanto, aqui preciso ser bastante justa. Levando em consideração a maior porcentagem de aprovação pelo público, quem ganha o 5º e último round é: Friends.


Vencedor da batalha: Friends


Fico triste e feliz ao mesmo tempo, porque eu realmente não sei dizer qual dessas duas séries, na minha opinião, é a melhor. O desenrolar, de certa forma, é bastante diferente, os finais são diferentes e os personagens (por mais que possuam muita semelhança), são diferentes. Friends ganha essa batalha, mas eu recomendo as duas séries para todos. Espero que tenham gostado! E vocês, concordam com esse resultado?

2 comentários:

  1. Amei essa batalha, hahahaha mesmo tendo torcido para Friends o tempo todo. Eu comecei a assistir How I met your mother e, sofro de um defeito sério que se, os 2 ou 3 primeiros episódios não me conquistarem, já era. E assim foi. Não terminei a série, porém confesso que fiquei curiosa com o final agora, haha Depois me conta quem é a mãe?

    Bjs,

    http://ideiasemblocos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena,

      Eu fui realmente justa quando escrevi esse post, porque eu não sei falar qual dessas duas é minha série preferida. Acaba que as duas são diferentes, embora muito semelhantes. Mas How I Met Your Mother é assim mesmo. Começa a ficar bom mesmo na 2ª temporada, eu super que imploro para você continuar hahaha.

      Bjs.

      Excluir

Web Analytics