sábado, 15 de novembro de 2014

Dicas de livros para leitoras e fãs de "50 tons de cinza"

A maioria das mulheres que eu tenho adicionadas no Facebook não falam de outra coisa a não ser do trailer que saiu do filme baseado no livro "50 tons de cinza". Se você é fã do livro, está esperando ansiosamente pelo filme e já viu o trailer, confira as dicas de leitura no final do post. Se você não viu, mas quer ver só pela zoeira (assim como eu fiz), clique aqui. Se você nem sabe do que eu estou falando, parabéns, você é uma pessoa culta e esse post não será útil para você (mas continue lendo que está legal).



Quando vi pela primeira vez a capa desse livro exposta nas estantes das livrarias, eu não me interessei de primeira, porque eu achava que era algum livro de moda masculina ou etiqueta, por conta dessa gravata, e porque eu imaginava que ali estariam dando dicas de "50 tons de gravatas cinzas para usar com 50 tons de outras cores de paletó" (ou vice-versa). Aliás, como que dá para adivinhar que por trás dessa capa existe uma história de "amor" que envolve sadomasoquismo, comportamento obsessivo e agressor com relação às mulheres?


Depois, comecei a ver direto meninas postando fotos no Instagram com o best-seller e pensei se aquilo poderia ser uma evolução mais adulta e menos fictícia da saga Crepúsculo. Se me interessei de segunda? Também não.

Por fim, uma amiga minha da faculdade acabou me convencendo com os seguintes argumentos: "aaah Renatinha, assim, é bom, mas é zoeira. O primeiro é uma merda, mas o segundo livro é melhorzinho". Ok, acabei baixando o livro para ler. Li as primeiras páginas sentindo como se eu tivesse preenchendo o meu cérebro com coisa inútil (e eu não estava errada). Por insistência da minha amiga, li mais um pouquinho até chegar no grande "uó" da leitura, que é o tal do quarto vermelho cheio das parafernálias sadomasoquistas (sim, esse post contêm spoilers, mas não importa porque você não vai querer ler o livro). Depois de ver que aquela linda história de amor se baseava em um contrato de escravidão sexual, fazendo com que a Anastacia seja o livro inteiro perseguida e monitorada pelo Christian Grey (que acabou se tornando o "coitadinho-que-passou-perrengue-demais-na-vida-e-ficou-daquele-jeito" da história), abandonei o livro na metade e exclui o arquivo. 

Sinceramente, acredito que muitas meninas me xingarão por conta desse post, mas eu não consigo entender como que mulheres leem isso como sendo uma história de amor (erótica). Existem casais que gostam de um sadomasoquismo? Sim, claro. Mas não estou julgando o que um casal (por vontade de ambas as partes) faz ou não entre quatro paredes. O sadomasoquismo é o que eu menos julgo no livro. O que eu mais julgo é a baixíssima auto-estima da Anastacia que era virgem, que se apaixonou pelo Grey não porque ele era gente boa, companheiro e curtia as mesmas coisas que ela, mas sim porque ele era rico, atraente e intimidador (ela deixa isso bem claro no livro) e, por conta disso, se submete a um contrato que ela faz tudo o que ele mandar por pura falta de amor próprio.

Depois disso, perguntei para minha amiga o que acontecia no final, "Ele bate nela, ela foge da casa dele, ele vê que ele se apaixonou por ela, vai atrás dela e promete que vai melhorar". O que ela faz? Fica feliz da vida e volta para o cara. O que as fãs do livro acham? Que é uma história linda de amor e que, por amor, ele mudaria por ela. O que vocês em sã consciência fariam? Iriam atrás da polícia e, no mínimo, pedir para esse cara não aparecer nem pintado de 50 tons de cinza na sua frente. Agora se você leu o livro por outros motivos, você pode ter certeza que assistir um pornochanchada no Multishow te acrescentaria muito mais.

Enfim, meu desabafo foi longo, mas aqui vai a parte útil do post: Vocês querem ler um romance? Abaixo listei 5 livros de romance que inspiraram filmes e que são muito mais produtivos:

1. Garota Exemplar


Não li o livro, mas o filme é excelente. Como geralmente livros são melhores que filmes, acredito que esse livro deve ser muito bom. Confira o trailer do filme clicando aqui.

2. Diário de uma Paixão


Só para não dizerem que não indiquei nenhum livro do Nicholas Sparks, coloco aqui para vocês Diário de uma Paixão, porque é o livro que eu acho menos triste e com uma história muito mais próxima dos relacionamentos da realidade. Acredito que a maioria já deve ter visto o filme, então se por acaso você que está lendo nunca viu, clique aqui para ver o trailer.

3. Água Para Elefantes


Não cheguei a ler o livro, mas fiquei com muita vontade de ler depois que vi o filme (clique aqui para ver o trailer). Já li comentários de quem leu e são bastante positivos e empolgantes. O filme também já diz que o livro é excelente por si só.

4. Um Conto do Destino


Eu ainda não vi o filme, porque eu prometi para o meu amigo que me deu esse livro que só veria assim que acabasse (é grandinho, tem umas 700 páginas). O livro é excelente e não fica só preso naquele romance aguinha com açúcar. Clique aqui para verem o trailer do filme e, por favor, não me contem o final (caso assistam).

5. E Se Fosse Verdade


Um dos meus filmes de comédia romântica preferidos é o "E se fosse verdade..." que foi uma adaptação do livro de Marc Levy. O livro, no entanto, possui praticamente nada de relação com o filme. Mas estou aqui indicando um filme legal para assistir e um livro bom para ler (melhor do que 50 tons de cinza).

E essa é minha deixa para o final de semana. Agora se vocês ficaram decepcionados pelas indicações não serem de livros de romance erótico, vai no Google que você acha muita coisa. Até o Marcelinho lendo contos eróticos é mais produtivo do que esse livro. Até mais!

Um comentário:

  1. Muito bom seu post Renata!
    Realmente esse livro não tem nada a acrescentar... E eu nem tive essa coragem que você teve pra ler. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Web Analytics