terça-feira, 18 de novembro de 2014

Projeto Plante na Praça (Uberlândia): canteiros, artes e casinha acolhedora de livros

Ultimamente estou meio sem tempo para postar, então hoje o assunto será bem breve e interessante para quem mora aqui em Uberlândia


Como a vida boêmia também é cultura e arte, descobri em plena madrugada um lugar maravilhoso que eu nunca havia visitado antes: a Praça Said Chacur (no Bairro Santa Mônica), um excelente lugar seja para passear com o seu cachorro, para relaxar ou ler um livro. 

O que faz dessa praça ser uma das melhores praças que já conheci, é que ela passou por uma transformação artística, incentivada por Andressa Boel e um grupo de estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através do Projeto Plante na Praça

Para iniciar o processo de transformação da praça (que mais parecia um terreno abandonado), Andressa começou plantando girassóis, o que acabou mobilizando parte dos moradores a plantar vários canteiros no local.



Hoje, andando pelo local, você encontra vários canteiros com plaquinhas que contêm mensagens pedindo para apreciar a natureza e cuidar bem das flores, informando quem plantou naquele canteiro ou homenageando alguém com aquele canteiro.



E para declarar aqui de vez o meu amor eterno pela praça, o melhor de tudo é que agora ela possui uma casinha acolhedora de livros que se tornou uma biblioteca pública. A casinha nada mais é do que uma criação de alguma pessoa (que até hoje ninguém sabe quem é) que adaptou uma casinha de cachorro colocando diversos livros.



Dessa forma, as pessoas geralmente passam pela praça, pegam um livro, leem e devolvem (por vezes, doando mais livros) para que outras pessoas possam ler, incentivando esse hábito maravilhoso que é a leitura.

Como eu não podia ficar de fora dessa, escolhi dois livros com muito custo (porque a casinha estava repleta de clássicos maravilhosos): Hania, de H. Sienkiewicz e O Triunfo, de John Kenneth Galbraith.



Espero logo poder fazer a resenha desses dois livros para vocês para que eu possa devolvê-los e voltar com mais novidades.

No mais, para quem for de Uberlândia, vale muitíssimo a pena visitar o local, pegar emprestados livros e, principalmente, doar novos. Para quem ficou interessado, clique aqui para ver as orientações para chegar até o local. Vamos incentivar essa arte. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics